O médico espanhol Luis Garcia Del Moral, irradiado do desporto pela Agência Antidopagem norte-americana (USADA) pela suposta participação no esquema de dopagem organizado na equipa da Lance Armstrong, negou hoje o envolvimento em práticas dopantes.

Em comunicado, Luis Garcia Del Moral garantiu não ter «participado em nenhuma rede de dopagem» e negou ter «incitado a utilização de substâncias dopantes» aos ciclistas durante os seus cinco anos como médico da US Postal, antiga equipa do norte-americano que a União Ciclista Internacional (UCI) puniu com a desclassificação de todos os resultados desportivos desde 1998.

«Durante os meus anos como médico da US Postal, nunca testemunhei um esquema de dopagem organizada no interior da equipa», escreveu, assegurando que sempre preservou a saúde dos ciclistas.

Garcia del Moral, que foi o primeiro dos acusados da USADA a pronunciar-se depois da decisão da UCI, contou que a agência lhe propôs que testemunhasse contra Armstrong em troca da sua própria absolvição.