Uma empresa promotora de Dallas, nos Estados Unidos, está a exigir ao antigo ciclista norte-americano Lance Armstrong a devolução de mais de sete milhões de dólares em prémios pagos após os sete triunfos na Volta a França.

Um porta-voz da SCA Promotions disse que a empresa vai enviar uma carta a Armstrong a exigir a devolução dos prémios pagos, depois de o antigo ciclista ter perdido os títulos no Tour, devido a doping.

A empresa pagou a Armstrong cerca de sete milhões de dólares pela conquista do seu sexto Tour, tendo atribuído ao antigo ciclista um total de 12 milhões, de acordo com a imprensa local.

Na passada segunda-feira, a União Ciclista Internacional (UCI) anulou todos os resultados desportivos de Lance Armstrong entre 1998 e 2005, incluindo os sete triunfos consecutivos no Tour entre 1999 e 2005, adotando as sanções da Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), que baniu o antigo ciclista por doping e distribuição de substâncias proibidas.

A UCI decidiu igualmente exigir a devolução dos prémios monetários que Armstrong e todos os outros ciclistas implicados no processo receberam pelos seus resultados.

Só pelos resultados no Tour, o texano, de 41 anos, recebeu cerca de 2,950 milhões de euros, de acordo com a Federação Francesa de Ciclismo.