O diretor desportivo da Sky, Sean Yates, decidiu abandonar o ciclismo por razões «estritamente pessoais», anunciou hoje a equipa britânica, na qual alinham Bradley Wiggins e Chris Froome, os dois primeiros classificados da Volta à França de 2012.

A Sky rejeita que Yates tenha deixado a equipa e a modalidade em consequência das recentes revelações sobre consumo de substâncias dopantes por parte do norte-americano Bobby Julich, um dos treinadores da equipa, explicando que o diretor desportivo «decidiu deixar o ciclismo após 30 anos» de presença ininterrupta no desporto.

Yates, de 52 anos, foi camisola amarela no Tour de 1994 e desempenhava as funções de diretor desportivo da Sky desde 2010. O inglês foi uma das poucas pessoas ligadas ao ciclismo a defender o norte-americano Lance Armstrong, que foi desapossado dos sete títulos conquistados na Volta a França.

Para justificar a sua posição, Yates alegou que durante o período em que trabalhou com Armstrong na Discovery, entre 2005 e 2009, nunca testemunhou qualquer atividade ilegal ou recurso a substâncias proibidas.