O vencedor da Volta a França em bicicleta, o britânico Bradley Wiggins (Sky), foi o vencedor do prémio Bicicleta de Ouro, atribuído por um grupo de jornalistas especializados e organizado pela publicação francesa Velo Magazine.
«Não tenho um ego assim tão grande. Sempre pensei em ganhar um ‘Tour’ e estou orgulhoso da forma como o consegui. O ciclismo é um desporto de equipa e não teria ganhado se não fosse a ajuda dos meus colegas. Se puder contribuir para que um deles vença no ano que vem seria excelente», afirmou o corredor de 32 anos, após o anúncio oficial.
Nesta votação para o melhor ciclista mundial na temporada de 2012, Wiggins suplantou o belga Tom Boonen, vencedor das “clássicas” Paris-Roubaix e Volta a Flandres, e o espanhol Joaquin Rodriguez, que se impôs na Flèche Wallone e na Volta à Lombardia, além de discutir o “Giro” e a “Vuelta” e de ter sido o vencedor final do “ranking” da União Ciclista Internacional.
“Wiggo”, como é carinhosamente tratado, juntou à camisola amarela do “Tour” os triunfos no contrarrelógio olímpico de Londres2012, no Critério Dauphiné Libèrè e na Volta à Romandia.