A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou hoje a abertura de um inquérito à vitória na Liège-Bastogne-Liège de 2010 do cazaque Alexandre Vinokourov, suspeito de ter subornado o russo Alexandr Kolobnev para garantir o triunfo.

Os dois corredores foram convocados à sede da UCI, em Aigle, na Suíça, «para se explicarem em relação aos acontecimentos que os envolvem».

O organismo que tutela a modalidade confirmou hoje à France Presse ter recebido este fim de semana uma parte do dossier do procurador de Pádua (Itália), responsável pelo processo de averiguação à Liège-Bastogne-Liège de 2010.

De acordo com a imprensa italiana, a procuradoria de Pádua, que investiga a rede de dopagem liderada pelo médico Michele Ferrari, descobriu comunicações entre Vinokourov, campeão olímpico em Londres2012, e Kolobnev, elucidativas quanto a um acordo para que o cazaque vencesse “La Doyenne”.

Entre as provas constam movimentos bancários, correspondentes a dois cheques de 100.000 e 50.000 euros, depositados por “Vino” na conta do ciclista russo.

A UCI defendeu ter seguido «sempre com muita atenção» o que aconteceu na edição de 2010 da “clássica”, recordando que já em dezembro de 2011, quando a revista suíça L'Illustré revelou o caso pela primeira vez, procurou reunir «elementos sólidos» que comprovassem a «compra» da vitória.

«Na altura, os elementos fornecidos pela revista não permitiram a abertura de uma investigação oficial. Hoje, com as informações suplementares transmitidas pelas autoridades italianas, recolhidas no quadro de investigações oficiais de maior dimensão, a UCI pode anunciar que vai ser aberto um inquérito», precisou a instituição.

Segundo a nota, se a investigação demonstrar a implicação da equipa dos dois ciclistas, a UCI está disposta a reavaliar as licenças da Astana e da Katusha.

Em 2010, Vinokourov, que pôs um ponto final na sua carreira aos 39 anos, depois de vencer a medalha de ouro na prova de estrada dos Jogos Olímpicos Londres2012, e Kolobnev chegaram isolados à meta, tendo o corredor cazaque atravessado a linha da mais antiga das clássicas do calendário mundial em primeiro.