O ciclista norte-americano Lance Armstrong, desclassificado das suas sete vitórias no Tour pelo envolvimento com doping, lidera a lista de desportistas mais antidesportivos publicada hoje pela revista Sports Illustrated. 

«Por estes dias parece que para cada herói do desporto, há um batoteiro. Para cada bom desportista, um mau. Seja por tentar enganar o sistema, por gritar obscenidades aos espetadores ou dirigir comentários racistas a um adversário, os atletas deram aos adeptos diversas amostras de estupidez para aguentar este ano», justificou a publicação norte-americana, que habitualmente distingue os desportistas com mais “fair play”. 

O primeiro dos 14 eleitos para o «troféu jogo sujo» é Lance Armstrong, o séptuplo vencedor do Tour (1999 a 2005) condenado pela Agência norte-americana antidopagem (USADA) pelo envolvimento no esquema de doping «mais sofisticado» do desporto com a perda de todos os resultados desportivos.

«Antigos companheiros seus admitiram que Armstrong não só usava constantemente esteroides (para melhorar o seu rendimento), como praticamente os forçava a fazer o mesmo, embora nunca o tenha admitido», explica a revista que há exatamente dez anos premiou o texano pelo seu “fair play”.

Entre os 14 está o brasileiro Luiz Adriano, futebolista do Shakhtar Donetsk que, no encontro da Liga dos Campeões com o Nordsjaelland, marcou um golo não respeitando a devolução da bola ao adversário.

Da lista também fazem parte o futebolista inglês John Terry, sancionado por insultos racistas, as equipas de badminton dos Jogos Olímpicos, que combinaram resultados para ter adversários mais fáceis, e o atleta argelino Taoufik Makhloufi, que em Londres2012 simulou uma lesão antes das meias-finais dos 800 metros de modo a guardar energia para a final dos 1500, que ganhou por grande margem.