Greg LeMond, primeiro norte-americano a vencer o Tour, assumiu hoje estar preparado para ser presidente interino da União Ciclista Internacional (UCI) se Pat McQuaid ceder aos inúmeros pedidos para se demitir que recebeu na sequência do caso Armstrong.

«Se for necessário, sim», respondeu quando questionado sobre se estava preparado para assumir a presidência da UCI, durante uma conferência de imprensa organizada em Londres pela Change Cycling Now (CCN), um grupo cujo objetivo passa por reformar o ciclismo.

No entanto, o triplo vencedor da Volta a França (1986, 1989 e 1990) não quer ser mais do que um responsável a prazo.

«Quero participar no processo de mudança do ciclismo. Mas não estou aqui para ser presidente, não sou um político», esclareceu o agora único norte-americano a vencer o Tour, depois da desclassificação de Lance Armstrong por envolvimento no sistema de dopagem «mais sofisticado» da história do desporto.

Greg LeMond revelou que aceitaria assegurar a presidência interina apenas até uma personalidade incontestada ser eleita, apontando o nome do canadiano Dick Pound, antigo presidente da Agência Mundial Antidopagem, como um potencial candidato.

«Se esta modalidade quiser mudar, é agora ou nunca. O que é a UCI está a recomendar neste momento? Nada. Devem demitir-se. Qualquer pessoa honrada teria feito isso há anos», acrescentou.

O antigo ciclista foi um dos participantes da conferência da CCN, que pede a demissão dos atuais dirigentes da UCI e propõe instaurar uma «comissão de reconciliação e verdade» que permita revelar práticas dopantes através de testemunhos de ciclistas.