A equipa Saxo-Tinkoff, do espanhol Alberto Contador, obteve a licença WorldTour, que permite acesso direto às maiores provas do calendário, ao contrário da Katusha, do número um mundial, Joaquim Rodriguez, anunciou hoje a União Ciclista Internacional (UCI).
A Saxo-Tinkoff, tal como os franceses AG2R La Mondiale e FDJ e os belgas Lotto, conservaram o seu lugar entre os 18 grupos desportivos que formam o WorldTour, a primeira divisão do ciclismo mundial, que dá acesso automático, por exemplo, às grandes voltas ou às clássicas.
Comparativamente a 2012, a única mudança é a incorporação da holandesa, que até agora corria no escalão Continental Profissional.
A UCI não deu qualquer explicação para a recusa da comissão de licenças em renovar o “passaporte” da Katusha, cujo chefe de fila, o espanhol Joaquim Rodriguez, terminou o ano como número um mundial, tal como em 2010, depois de vencer a Flèche Wallonne e a Volta à Lombardia e de ser segundo no Giro e terceiro na Vuelta.
«O pedido de registo na primeira divisão da equipa Katusha foi rejeitado», declarou apenas a federação internacional, indicando que o processo da formação russa está agora a ser estudado para que esta seja incluída na segunda divisão.
Além do aspeto desportivo, os critérios avaliados pela comissão de licenças são a ética e a solidez financeira.
Entre as 18 equipas do WorldTour, há quatro que têm portugueses: Rui Costa corre na Movistar, Sérgio Paulinho e Bruno Pires na Saxo, Ricardo Mestre na Euskaltel e Tiago Machado e Nelson Oliveira na RadioShack.
As 18 equipas mundiais da primeira divisão, por ordem alfabética:
AG2R La Mondiale (FRA), Argos (HOL), Astana (CAZ), BMC (EUA), Cannondale (ITA), Euskaltel (ESP), FDJ (FRA), Garmin (EUA), Lampre (ITA), Lotto (BEL), Movistar (ESP), Omega Pharma (BEL), Orica (AUS), ex-Rabobank (HOL), RadioShack (EUA), Saxo (DIN), Sky (GBR), Vacansoleil (HOL).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.