A equipa russa Katusha, despromovida do WorldTour, a primeira divisão do ciclismo, assumiu hoje não compreender a decisão da União Ciclista Internacional (UCI) e informou que vai recorrer à justiça para defender os seus interesses.
A formação, dirigida pelo russo Viatcheslav Ekimov, companheiro de Lance Armstrong durante vários anos, explicou que desconhece os motivos da decisão de UCI, um dia depois de esta ter anunciado quais seriam as 18 equipas do WorldTour.
«Os dirigentes da equipa e os ciclistas estão extremamente surpresos com a ausência de justificação. Inicialmente, o grupo, que tem o primeiro corredor do ‘ranking’ mundial (Joaquim Rodriguez) e que acabou a época como segunda na classificação por equipas, foi informado de que satisfazia todos os critérios para pertencer à primeira divisão», completou.
A decisão da federação internacional volta a afastar a Rússia das competições velocipédicas de alto nível, considerou a Katusha, apontando os «irreparáveis danos morais e psicológicos» para os ciclistas quase a começarem a época.
«A UCI viola completamente os cânones da ética desportiva», acrescentou a equipa, sublinhando que os russos estão determinados a defender os seus interesses «por todos os meios legais».
Com a despromoção, a Katusha tem de esperar pelo convite dos organizadores para poder participar nas provas mais importantes do calendário, incluindo as grandes voltas e as clássicas.