A Katusha anunciou esta quarta-feira que vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) para reverter a decisão da União Ciclista Internacional (UCI) de negar à equipa russa a licença WorldTour, a primeira divisão da modalidade.

A Katusha enviou um fax à UCI em que rejeita «categoricamente» a «inaceitável e dramática» opção de excluí-la do WorldTour durante três anos (2013 a 2015) e pede que a licença «seja concedida sem atrasos», uma vez que «não há razões que possam justificar» a decisão.

Caso o seu pedido não seja satisfeito, a formação do número um mundial, o espanhol Joaquim Rodriguez, apresentará um recurso ao TAS, como indica a carta enviada a Pierre Zappelli, da Comissão de Licenças, e a Pat McQuaid, o presidente da UCI.

A equipa russa considera ainda a possibilidade de solicitar uma indemnização pelas «consequências irreparáveis» que possa sofrer, pelo que pretende que a situação seja retificada “de imediato”.

A carta revela que a UCI indicou à Katusha que não cumpriu o critério financeiro por não ter apresentado todos os documentos requeridos na audiência da Comissão de Licença.

No entanto, de acordo com a equipa, na exposição presencial diante da comissão, esta considerou que a informação facultada era aceite «de maneira incondicional e suficiente».