O ciclista Michele Scarponi disse hoje aceitar a suspensão de três meses decretada quarta-feira pelo Comité Olímpico Italiano (CONI), devido às suas reuniões com Michele Ferrari, considerado um dos pioneiros do uso de EPO no desporto.

«Aceito o veredicto de três meses, ainda que eu estivesse à espera que fosse possível não ser sancionado», afirmou o ciclista italiano aos jornalistas, citado pela agência AFP.

O vencedor da Volta a Itália 2011 declarou estar «de consciência limpa» e aceitar a suspensão do CONI, que tem efeito desde 01 de outubro até 31 de dezembro, e que é acompanhada de uma multa de 10.000 euros, à qual acrescem as despesas do processo.

O início da sanção coincide com o momento em que Scarponi admitiu diante do organismo ter-se encontrado com Michele Ferrari, irradiado do desporto pela Agência Antidopagem dos Estados Unidos na sequência do caso Lance Armstrong.

O italiano, que herdou o triunfo do Giro2011 de Alberto Contador, desclassificado por doping, testemunhou posteriormente no Tribunal Antidopagem italiano e foi suspenso provisoriamente pela sua equipa, a Lampre.

Scarponi, de 33 anos, já tinha sido suspenso por 18 meses em 2006, pelo seu envolvimento no escândalo de doping "Operação Puerto".