O ciclista luxemburguês Andy Schleck, vencedor do Tour de França em 2010, anunciou esta sexta-feira um calendário preenchido para a próxima época, na qual pretende «voltar a ganhar».

O ciclista, de 27 anos, pretende voltar ao seu melhor nível e para isso vai apostar numa temporada com um grande número de corridas, a começar já a partir de janeiro.

Schleck teve um ano de 2012 para esquecer, devido a uma lesão grave (fratura na coluna) que lhe permitiu competir apenas 28 dias durante todo o ano.

A estreia em 2013 ocorrerá em Wieler Revue (Holanda), partindo depois o ciclista para o "Tour Down Under", que se realizará entre 22 e 27 de janeiro, na Austrália.

A participação em seis provas entre fevereiro e março também está confirmada, funcionando como importante preparação para abril, um mês chave para o luxemburguês.

Abril inicia-se com a Volta ao País Basco, seguida das grandes clássicas, como a Amstel Gold Race, a Flecha Valona e a Liège-Bastogne-Liège.

O passo seguinte será a preparação para o Tour de França, que se disputará em julho, com a participação na Volta à Califórnia (12 a 19 de maio) e na Volta à Suiça (8 a 16 de junho).

A grande vitória da carreira de Andy Schleck foi o título do Tour de França 2010, atribuído em fevereiro de 2012, depois do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) ter desclassificado o espanhol Alberto Contador, que acusou positivo num controlo antidoping.