A Katusha, do número um mundial, o espanhol Joaquim Rodríguez, e a Caja Rural, dos portugueses André Cardoso e Manuel Cardoso, não estarão na Volta a Itália em bicicleta de 2013, anunciou hoje a organização.
Excluída do WorldTour por não cumprir os requisitos éticos estabelecidos pela União Ciclista Internacional (UCI), a Katusha aspirava receber um dos três convites que a organização da “corsa rosa” distribui para a edição de 2013.
No entanto, a formação russa não mereceu o “wild card”, porque, de acordo com a direção do Giro, a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto quanto ao recurso interposto pela Katusha para reverter a opção da UCI pode demorar semanas.
Recordando que tinha de escolher três equipas até hoje, a organização da Volta a Itália anunciou que a sua preferência recaiu sobre a Colombia, Vini Fantini-Selle Italia e Bardiani-CSF.
Além da Katusha, de fora das opções ficaram também a Caja Rural, dos portugueses André Cardoso e Manuel Cardoso, a Europcar, a Vini Vantini, a IAM Cycling, a NetApp-Endura, Sojasun e a Team Novo Nordisk.
A edição de 2013 do Giro corre-se entre 04 e 26 de maio, entre Nápoles e Brescia.