O presidente da Agência antidopagem dos Estados Unidos (USADA) voltou na madrugada de hoje a acusar o laboratório de Lausana de ter fornecido a Lance Armstrong «as chaves» dos testes detetores de EPO.
No programa “60 minutos”, emitido na madrugada de hoje nos Estados Unidos, Travis Tygart recordou um episódio com o diretor do laboratório de Lausana, ocorrido durante um jantar em 2010.
«Ele sentou-se ao meu lado e disse-me: Travis, há um frasco do Lance Armstrong [da Volta à Suíça de 2001] que indica que ele usou EPO. Também nos contou que lhe foi ordenado pela União Ciclista Internacional (UCI) encontrar-se com Armstrong e com Johan Bruyneel para lhes explicar o método de deteção de EPO, algo inédito para ele», contou na entrevista.
Tygart perguntou então a Martial Saugy se tinha concedido «as chaves para iludir os testes de EPO» ao antigo ciclista e ao seu diretor desportivo.
«Ele abanou a cabeça para dizer que sim. Pelo que sei, é um ato sem precedentes. É totalmente incorreto encontrar um desportista com um resultado suspeito e explicar como o teste funciona», acrescentou.
Lance Armstrong foi desclassificado de todos os resultados desportivos desde 1998 e irradiado do desporto pela UCI, depois da investigação da USADA ter revelado o envolvimento do anterior recordista de vitórias na Volta a França no mais sofisticado sistema de dopagem da história do desporto.