O norte-americano Lance Armstrong, desclassificado do recorde de sete vitórias na Volta a França pela União Ciclista Internacional (UCI), pediu hoje desculpa aos membros da fundação Livestrong, instituição que criou para apoiar as pessoas vítimas de cancro.

«Lance veio à sede da fundação Livestrong hoje para uma conversa privada com os membros e desculpou-se sinceramente pelos momentos penosos que viveram por sua culpa», explicou à agência France Presse a porta-voz da associação de luta contra o cancro, recusando-se a precisar se Armstrong confessou ter-se dopado.

Rae Bazzarre acrescentou ainda que o antigo ciclista, ele próprio sobrevivente de cancro e fundador da Livestrong em 1997, pediu aos membros da fundação para prosseguirem «o excelente trabalho».

A visita do texano aconteceu poucas horas antes deste gravar uma entrevista com Oprah Winfrey, a sua primeira desde que a UCI apagou o seu palmarés desde 1998, incluindo as sete vitórias no Tour, devido ao seu envolvimento no programa de dopagem “mais sofisticado da história do desporto”.

De acordo com os media norte-americanos, na entrevista, que será emitida na quinta-feira, Armstrong vai reconhecer ter-se dopado durante a sua carreira.