O Comité Olímpico Internacional (COI) disse hoje que é «pouco provável» que o ciclismo seja excluído do programa olímpico na sequência do caso Lance Armstrong.

«No decurso dos últimos anos, a União Ciclista Internacional (UCI) trabalhou amplamente em favor da luta contra o doping. Uma eventual exclusão do ciclismo do programa olímpico é pouco provável», garantiu o porta-voz do COI numa declaração escrita à agência France Presse.

A hipotética exclusão do ciclismo da lista de modalidades olímpicas foi avançada na terça-feira pela Reuters, que justificou a hipótese com a provável admissão de recurso ao doping de Lance Armstrong numa entrevista a Oprah Winfrey, a ser difundida na quinta e na sexta-feira.

«Neste momento é prematuro discutir este assunto quando o programa ainda não foi difundido. Uma vez que tenha sido – e quando a Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA) e a UCI tiverem feito as suas apreciações – nós poderemos ter uma melhor ideia de qual será a próxima etapa», acrescentou Mark Adams.

Em novembro, o antigo presidente da Agência Mundial Antidopagem (AMA) e atual membro do COI Dick Pound defendeu que o comité deveria ser mais «duro» com o ciclismo.