O belga Eddy Merckx, considerado por muitos como o melhor ciclista da história, disse hoje estar muito desapontado com a confissão de uso doping por Lance Armstrong, admitindo que «foi difícil de ouvir».

«Muitas vezes falei com ele, olhos nos olhos, sobre doping e confesso que esta notícia foi muito difícil de ouvir. A minha deceção foi enorme. Tudo isto é mau para o ciclismo e, a meu ver, um escândalo para os outros ciclistas», afirmou o antigo corredor, em declarações ao jornal belga Le Soir.

Vencedor de cinco edições da Volta a França, Merckx discorda das afirmações de Armstrong, que em entrevista afirmou «ser impossível ganhar o Tour sem doping», e espera que estas afirmações não prejudiquem os ciclistas da atualidade.

«Admitir que não é possível ganhar o Tour sem doping é um escândalo. É uma afirmação fácil e hipócrita. Não sei como é que ele conseguiu mentir a toda a gente, durante tanto tempo mas espero que os ciclistas da atualidade não sejam afetados e continuem a realizar o seu trabalho acima de suspeições», concluiu.

Numa entrevista à apresentadora de televisão Oprah Winfrey, emitida na quinta-feira nos Estados Unidos, Lance Armstrong admitiu pela primeira vez que se dopou.

Armstrong venceu, entre 1999 e 2005, sete edições consecutivas da Volta a França, a principal competição velocipédica do Mundo, mas as mesmas foram-lhe retiradas pela União Ciclista Internacional (UCI), na sequência de um inquérito da Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA).

As conclusões apontavam para o recurso de doping, que sempre negara, ao longo de quase toda a carreira e, por isso, o seu palmarés desde 01 de agosto de 1998 foi “apagado”, sendo que na quinta-feira, o Comité Olímpico Internacional (COI) também exigiu a Lance a devolução da medalha de bronze conquistada no contrarrelógio de Sydney2000.