Tyler Hamilton, uma das testemunhas chave no processo que ajudou a sancionar o ex-ciclista Lance Armstrong por utilização de doping, elogiou hoje a confissão do ex-companheiro de equipa, classificando-a como «um enorme primeiro passo» para o apuramento da verdade.

Hamilton comentava a entrevista concedida por Armstrong à conhecida apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, emitida na quinta-feira nos Estados Unidos, na qual admitiu pela primeira vez que se dopou.

«Finalmente, ele fez a coisa certa. Nunca é tarde de mais para dizer a verdade», acentuou Tyler Hamilton, um dos 11 antigos colegas que denunciaram Armstrong no inquérito da Agência Antidopagem dos Estados Unidos.

Numa declaração ao programa da NBC "Show Today", Hamilton sustentou que Armstrong é «muito emocional» e, por isso, as próximas semanas e meses «vão ser muito duras para ele».

Apesar de considerar que Lance Amstrong foi sincero na sua confissão, Tyler Hamilton insistiu que se trata de "apenas de um primeiro passo" para o esclarecimento da verdade.

O ex-companheiro de Armstrong é o autor do livro "The Secret Race", em que descreve a utilização de substâncias dopantes por parte do seu ex-colega de equipa.

Lance Armstrong venceu sete edições consecutivas da Volta a França, a principal competição de ciclismo do mundo, entre 1999 e 2005, que acabaram por ser-lhe retiradas pela União Ciclista Internacional (UCI), na sequência de um inquérito da Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA).

As conclusões apontavam para o recurso de doping, que sempre negara, ao longo de quase toda a carreira e, por isso, o seu palmarés desde 01 de agosto de 1998 foi "apagado", sendo que na quinta-feira, o Comité Olímpico Internacional (COI) também exigiu a Lance a devolução do bronze conquistado em 2000.