O antigo atleta Ben Johnson, envolvido num escândalo de doping nos Jogos Olímpicos Seul1988, considerou este domingo que Lance Armstrong será perdoado pela opinião pública, depois de ter admitido ter-se dopado para vencer sete vezes a Volta a França.

«O público americano acabará por o perdoar», afirmou o canadiano, em declarações à rádio britânica BBC Radio 5.

Ben Johnson, de 41 anos, conquistou o ouro na prova olímpica dos 100 metros em Seul, mas a medalha foi-lhe retirada dias depois, após um controlo antidoping positivo.

Há dias, o antigo ciclista norte-americano Lance Armstrong admitiu pela primeira vez, numa entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, ter consumido substâncias proibidas durante a sua carreira, marcada por sete triunfos consecutivos na Volta a França.

Em outubro do ano passado, a Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA) acusou a US Postal, antiga equipa de Armstrong, de ter organizado «o mais sofisticado, profissional e bem-sucedido programa de doping no desporto».

«Não acredito que [Armstrong] vá ter dificuldades na vida. Espero que possa prosseguir e fazer coisas boas. Se conseguir encontrar uma forma de andar para a frente estará bem», disse.

Ben Johnson, que em Seul correu os 100 metros em 9,79 segundos, voltou às pistas em 1991, mas acabou por ser excluído definitivamente em 1993, de novo por consumo de substâncias dopantes.

O antigo atleta canadiano considerou que Armstrong será «julgado» pelo público de uma forma diferente «por tudo o que fez pela humanidade e pela luta que travou contra um cancro».