O ciclista português Tiago Machado (RadioSchack) terminou em nono o Tour Down Under, ganho pelo holandês Tom Slagter (Blanco), após uma sexta e última etapa em que o alemão Andre Greipel (Lotto) conquistou a 100.ª vitória da carreira.

Nas ruas de Adelaide, e após a 20.ª volta a um circuito de 4,5 quilómetros, Greipel impôs-se ao “sprint” ao australiano Mark Renshaw (Blanco) e ao norueguês Edvald Boasson Hagen (Sky), vencendo com o registo de 1:52.59 horas.

O germânico tornou-se, assim, centenário, algo que desconhecia: «Não sabia, não costumo contar», disse Greipel, acrescentando: «Pensava que já tinha superado as 100 vitórias».

O dia foi também de glória para Tom Slagter, que conseguiu o primeiro triunfo numa prova por etapas, numa altura em que está a iniciar a sua terceira época como profissional.

«Nunca tinha ganho uma corrida como esta. Acabar como vencedor é algo no qual quase não consigo acreditar», disse, ciente de que vai começar a ser olhado de outra forma pelo pelotão: «A época é larga e iniciar a ganhar cria sempre expectativas».

Na geral, Tom Slagter terminou com o tempo total de 18:28.32 horas, batendo o espanhol Javier Moreno Bazan (Movistar), segundo, por 17 segundos, e o britânico Geraint Thomas (Sky), que fechou o pódio, por 25.

Por seu lado, Tiago Machado fechou a prova no nono lugar, a 38 segundos do holandês, sendo o segundo melhor da Radioshack, atrás do belga Ben Hermans, quinto, a 34.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.