O belga Johan Bruyneel, antigo diretor desportivo de Lance Armstrong, anunciou que vai estar ausente da audiência convocada pela Federação Belga de Ciclismo (RLVB) para ser interrogado sobre o escândalo de doping do ciclista norte-americano.

«Johan Bruyneel indicou que não poderá estar amanhã [terça-feira] na audiência prevista para a sede da RLVB para ser interrogado, para a qual foi convocado pelo procuradoria federal», refere o organismo em comunicado.

Esta é a segunda vez que a federação belga tenta, sem êxito, escutar as explicações de Johan Bruyneel sobre o caso Armstrong.

Em novembro passado, o antigo diretor da US Postal também falhou uma audiência, para a qual foi convocado após a divulgação do relatório da Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA), que acusava Armstrong de estar envolvido num sofisticado esquema de doping.

«Agora esperamos a explicações sobre os motivos da ausência [de Johan Bruynel]. Depois avaliaremos o que fazer no futuro», disse Jaak Fransen, responsável da RLVB.

Após a divulgação do relatório da USADA, Bruyneel deixou o cargo de diretor desportivo da equipa Radioshack, sucessora da US Postal e da Discovery Channel.

O técnico belga esteve com Lance Armstrong na conquista dos sete títulos consecutivos da Volta a França em bicicleta.

Há duas semanas, o norte-americano admitiu, pela primeira vez, ter recorrido sistematicamente ao doping durante a carreira.