O ciclista Frank Schleck foi esta quarta-feira suspenso por um ano pela Agência luxemburguesa antidopagem (ALAD), devido a um controlo positivo por Xipamide durante a Volta a França de 2012.

A sanção do terceiro classificado do Tour2011, de 32 anos, «é suscetível de recurso e tem início na data de 14 de julho de 2012», detalhou o presidente da ALAD, Robert Schuller.

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou a 17 de julho, segundo dia de descanso do Tour, em Pau, o «resultado analítico adverso» num controlo realizado três dias antes, na 13.ª etapa, que Frank Schleck terminou em 40.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, o alemão Andre Greipel.

A análise de urina realizada no laboratório de Châtenay-Malabry revelou a presença do diurético Xipamide, que está contemplada na lista das designadas «substâncias especificadas» e pode valer um castigo entre a advertência e dois anos de suspensão.

O mais velho dos irmãos Schleck, que não voltou a correr desde que se retirou da prova francesa, sempre negou ter-se dopado.