O antigo ciclista Lance Armstrong é o desportista mais detestado pelos norte-americanos, um estatuto que partilha com um jogador universitário de futebol americano, indicou hoje a revista Forbes na sua página oficial.

O texano, que recentemente reconheceu ter-se dopado durante as sete Voltas a França que ganhou, tem uma popularidade de 15 por cento junto do público, de acordo com um inquérito realizado pela Forbes.

A revista indica que Armstrong conseguiu manter uma imagem decente nos Estados Unidos nos últimos meses, apesar de ter sido desclassificado de todos os resultados desportivos desde 1998 e de ter sido irradiado do desporto na sequência de um inquérito da Agência Antidopagem norte-americana (USADA).

No entanto, a entrevista a Oprah Winfrey em janeiro, na qual assumiu ter-se dopado durante grande parte da sua carreira, incluindo nos sete Tours dos quais foi desclassificado, prejudicou-o, porque não pareceu sincero aos olhos do público.

«A entrevista a Oprah não lhe foi útil, ele pareceu pomposo, arrogante e sem escrúpulos», explicou Stephen Master, um dos responsáveis pela Nielsen, a empresa que efetuou a sondagem.

Neste momento, apenas Manti Te'o atinge os níveis de impopularidade de Armstrong nos Estados Unidos.

O jogador de futebol americano, um dos melhores da temporada passada, criou uma história mirabolante: Lennay Kekua, a namorada de Te’o, que supostamente teria morrido a 12 de setembro, no mesmo dia que a avó do jogador, nunca existiu.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.