A companhia de seguros SCA Promotions anunciou hoje ter apresentado queixa contra Lance Armstrong para conseguir o reembolso de quase nove milhões de euros de prémios pagos ao antigo ciclista pelas sete vitórias no Tour.

De acordo com o advogado Jeff Dorough, a queixa foi apresentada no tribunal do condado de Dallas, no Texas, onde a seguradora está sediada.

«Neste momento toda a gente sabe que Lance Armstrong perpetuou aquilo que pode muito bem ser a mentira mais elaborada e mais escandalosa da história do desporto. É, por isso, tempo de o senhor Armstrong enfrentar as consequências das suas ações, o que compreende o reembolso de todos os fundos que lhe foram entregues pela SCA», pode ler-se no texto.

A soma reclamada ao antigo ciclista corresponde a 7,5 milhões de dólares de prémios (perto de 5,78 milhões de euros), além de cinco milhões de dólares (cerca de 3,85 milhões de euros) de indemnização e custas judiciais.

Questionado pela AFP, Mark Fabiani, um dos advogados do texano, indicou que o acordo atingido em 2006 entre a SCA e o antigo ciclista, relativo aos prémios, impede a seguradora de exigir o reembolso desta quantia.

«Os termos do acordo proíbem a SCA de quebrar o acordo», explicou Fabiani.

Datado de 08 de fevereiro de 2006, o acordo de sete páginas estipula que «nenhuma das partes pode atacar na justiça, apelar ou tentar descartar a primeira decisão judicial».

Nessa altura, a seguradora recusou respeitar o anterior contrato com o norte-americano devido a acusações de dopagem veiculadas no livro “LA Confidentiel” dos jornalistas Pierre Ballester e David Walsh, mas perdeu a batalha judicial para Armstrong.

O texano, de 41 anos, foi oficialmente desclassificado de todos os resultados desportivos desde 1998, incluindo as sete vitórias na Volta a França, depois de a Agência Antidopagem dos Estados Unidos o ter acusado de implicação no «programa de dopagem mais sofisticado da história do desporto». 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.