O antigo ciclista italiano Mario Cipollini foi um dos supostos “pacientes” do médio Eufemiano Fuentes, um dos acusados judicialmente na “Operação Puerto” contra o doping, segundo noticia hoje o "La Gazzetta dello Sport".

O diário transalpino publica hoje uma série de documentos com o programa de dopagem alegadamente elaborado para Cipollini e que envolvia o recurso a EPO (eritropoietina), hormonas e anabolizantes, entre outros.

Segundo o jornal, Fuentes utilizava a chave “Maria” para identificava os documentos do “sprinter”, para o qual elaborou um programa de preparação para as diferentes provas de 2002, quando o italiano se sagrou campeão do Mundo em Zolder, na Bélgica.

O "La Gazzetta dello Sport" detalha que Cipollini recorreu a substâncias dopantes e a transfusões sanguíneas para melhorar o seu rendimento e assegura ter contactado o antigo ciclista, que se escusou a fazer qualquer comentário após ver todos os documentos.

O clínico espanhol Eufemiano Fuentes é um dos sete acusados de terem organizado uma vasta rede de dopagem sanguínea, um um dos mais amplos esquemas de doping no desporto internacional, desmontando em maio de 2006.

Os implicados são acusados de executar um processo de manipulação de sangue, que consistia na preparação de concentrações de eritrócitos com um alto nível de hematócrito - para aumentar o rendimento físico - que posteriormente eram administrados nos desportistas, por transfusão.