O Comité Olimpico Internacional (COI) anunciou hoje que não vai reatribuir a medalha de bronze conquistada pelo ciclista norte-americano Lance Armstrong em 2000, que foi depois retirada na sequência do caso de doping.

«A medalha não será reatribuída», assegurou o vice-presidente do COI Thomas Bach, após uma reunião da comissão executiva da organização, em Lausana, na Suíça.

Em janeiro, o COI pediu ao ciclista norte-americano para devolver a medalha de bronze alcançada no contra-relógio nos Jogos de Sydney, em 2000, a única conquistada em Jogos Olímpicos.

Armstrong é acusado de ter usado drogas para melhorar seu o desempenho num relatório da Agência Anti-Doping dos Estados Unidos, divulgado outubro de 2012 após aquela que é considerada a investigação mais sofisticado da história do desporto.

Numa entrevista ao programa televisivo da norte-americana Oprah Winfrey, em janeiro, Lance Armstrong admitiu ter-se dopado várias vezes para ganhar a Volta à França, a prova mais conceituada do ciclismo mundial que venceu por sete vezes, entre 1999 e 2005.