O pelotão da 39.ª Volta ao Algarve em bicicleta vai poder este sábado comprovar se o alto do Malhão, em Loulé, será outra vez responsável pela atribuição da camisola amarela final, na terceira etapa, que parte de Portimão.

O holandês Theo Bos, da Blanco, vai arrancar para a terceira etapa na liderança da geral, com quatro segundos de vantagem sobre o seu colega, o alemão Paul Martens, mas dificilmente manterá a camisola amarela, num dia reservado a escaladores.

Os 193 quilómetros que ligam Portimão ao alto do Malhão, com uma dupla passagem na contagem de segunda categoria, podem decidir o vencedor da "Algarvia", como aconteceu no ano passado.

Em 2012, o australiano Richie Porte (Sky) venceu no alto e acabou por ser o primeiro da geral individual, tal como aconteceu em 2010 com o espanhol Alberto Contador, em 2006 com João Cabreira e em 2005 com Hugo Sabido.

Nas últimas edições, as únicas exceções à regra foram Stephen Cummings, em 2011, e Antonio Colón, em 2009, que triunfaram no Malhão, mas não levaram a amarela final.

Antes da decisão final, os 157 ciclistas do pelotão da prova algarvia vão ter de enfrentar uma montanha de terceira categoria (29,6 km), duas metas volantes (aos 78,3 e aos 91 km) e uma primeira passagem no Malhão, a cerca de 66 quilómetros de meta.