O antigo ciclista norte-americano Tyler Hamilton admitiu hoje, durante o julgamento da «Operação Puerto», ter recebido doping de Eufemiano Fuentes, depois de ter sido apresentado ao médico pelo dinamarquês Bjarne Riis, atual diretor desportivo da equipa de Alberto Contador.

«O doutor Fuentes tratava-me com vários produtos, concretamente com EPO, insulina, testosterona, hormona de crescimento», enumerou Hamilton, na qualidade de testemunha da acusação, por videoconferência desde a embaixada espanhola em Washington, nos Estados Unidos.

O antigo ciclista, que no início da carreira foi um dos homens de confiança de Lance Armstrong, admitiu que o mais importante da sua relação com o médico canário foram as transfusões sanguíneas, acordadas logo no primeiro encontro, em janeiro de 2002.

Durante os três anos em que foi tratado por Fuentes, figura central da «Operação Puerto», um dos maiores escândalos de dopagem do desporto, o norte-americano encontrou-se com o médico «umas 15 vezes» e em todas as ocasiões houve extração ou reinfusão de sangue.

«Foi o Riis, o meu diretor desportivo nesse momento na CSC, que me pôs em contacto com ele», explicou, referindo-se ao homem que o dirigiu na CSC entre 2002 e 2003, que venceu a Volta a França de1996 e que é responsável pela Saxo-Tinkoff do espanhol Alberto Contador.

Hamilton precisou que pagou «entre 25.000 e 35.000 euros» nos dois primeiros anos e 50.000 euros em 2004, ano em que terminou a sua colaboração com Fuentes, depois de ser suspenso por dois anos devido a uma autotransfusão mal realizada.

O ex-ciclista relatou uma autotransfusão que correu mal, no primeiro dia de descanso do Tour2004: «Acho que o sangue não foi tratado de maneira adequada, que estava deteriorado. Soube-o porque uns 35 a 40 minutos depois a minha urina estava negra».

Também a insulina teve efeitos negativos no norte-americano, que, quando a tomou pela primeira vez suou, viu as pulsações aumentarem.

«Sentia-me estranho», completou.

Hamilton identificou ainda outros clientes de Fuentes, apontando os nomes de Santi Perez, segundo classificado na Vuelta2004 e corredor de equipas portuguesas em cinco temporadas, Oscar Sevilla e José Enrique Gutierrez.