A Federação Russa de Ciclismo está a planear a criação de uma Volta à Rússia e a inclusão de um velódromo no local dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, para promover a modalidade no país.

«Acredito que uma competição profissional com a meta da última etapa na Praça Vermelha irá atrair a atenção de milhões de amantes de desporto em todo o lado», afirmou o presidente da federação, Igor Makarov, desejando uma competição à imagem da Volta a França ou da Volta a Itália.

Igor Makarov, antigo campeão soviético de ciclismo, revelou ainda acreditar que tal prova irá impulsionar a popularidade do ciclismo na Rússia.

«Depois da queda da União Soviética, as infraestruturas de ciclismo do país entraram em ruína», admitiu.

«É um milagre os ciclistas russos conseguirem ganhar medalhas nos Jogos Olímpicos, nas provas mundiais e europeias, tendo em conta a atual situação», atirou ainda Makarov, que aproveitou ainda para esclarecer que não irá candidatar-se ao posto de presidente da União Ciclista Internacional (UCI).

Makarov disse aos jornalistas que a intenção de renovar as infraestruturas de ciclismo na Rússia, começando pela cidade anfitriã das olimpíadas de inverno de 2014, Sochi, foi bem recebida pelo governo.

«Decidimos transformar um dos rinques de patinagem que estão em construção em Sochi numa pista de ciclismo de topo depois do fim dos Jogos Olímpicos de 2014», afirmou.

Makarov explicou ainda a necessidade desta renovação com o facto de nenhuma das pistas na Rússia cumprir «as rigorosas exigências de uma pista olímpica».

A Rússia tem tido pouco impacto no ciclismo de pista nos anos mais recentes, à medida que o avanço tecnológico e de treino por parte das seleções do Reino Unido e da Austrália deixou outras nações com menos meios para competir ao mesmo nível.