O português Rui Costa foi hoje 15.º no prólogo do Paris-Nice, ficando a apenas seis segundos do melhor no percurso de 2,9 quilómetros nas ruas de Houilles, a oeste de Paris, o francês Damien Gaudin, da Europcar.

Gaudin, que conquistou a primeira vitória como profissional de estrada aos 26 anos, superiorizou-se ao compatriota Sylvain Chavanel e ao holandês Lieuwe Westra, que demoraram mais um segundo.

Triplo campeão de França de perseguição em pista, o corredor da Europcar cumpriu os 2,9 quilómetros do prólogo em 03.37 minutos, a uma média de 48 km/h.

«Tive medo até ao último momento. Tremi quando vi o Westra», confessou o primeiro camisola amarela, referindo-se ao segundo classificado da edição do ano passado, ganha pelo britânico Bradley Wiggins, vencedor do Tour2012.

Num circuito muito técnico, com dez curvas em menos de três quilómetros, Rui Costa, que tem na mítica prova francesa o primeiro grande objetivo da temporada, foi 15.º, o mesmo lugar que ocupa na geral.

Na segunda feira, a primeira etapa da prova, que decorre até dia 10 de março, vai ligar Saint-Germain-en-Laye (Yvelines) e Nemours (Seine-et-Marne), num percurso plano de 195 quilómetros.