O ciclista norte-americano Andrew Talansky (Garmin) tornou-se esta quarta-feira o quarto camisola amarela em quatro dias de Paris-Nice, ao bater ao sprint os companheiros de fuga improvisada no final da terceira etapa.

Pela quarta vez em quatro dias, a camisola do líder da prova francesa mudou de dono, graças a uma fuga formada a poucos quilómetros da meta de sete homens que chegou a Brioude, depois de 170,5 quilómetros desde Châtel-Guyon, com uma vantagem de sete segundos para o pelotão e com um tempo de 4:06.15 horas.

O jovem de 24 anos, nascido em Miami e conhecido na sua equipa como “pitbull” pela sua obstinação, superou na linha o italiano Malacarne e o espanhol Gorka Izagirre para conquistar o triunfo mais importante da sua carreira.

«O Paris-Nice é o meu primeiro objetivo da época, pensava nesta prova desde que recomecei a treinar em novembro. Sonhava com os primeiros cinco, mas atingir o pódio é impensável», disse o vencedor.

O italiano Elia Viviani, o anterior camisola amarela, perdeu quase três minutos.

Quinta-feira, corre-se a quarta etapa, entre Brioude e Saint-Vallier, na distância de 199,5 quilómetros e com sete contagens no percurso.