O ciclista italiano Vincenzo Nibali (Astana) revalidou hoje o título de vencedor do Tirreno-Adriático, encabeçando um pódio de luxo que incluiu o britânico Chris Froome (Sky) e o espanhol Alberto Contador (Saxo-Tinkoff).

Vencedor em 2012, o “Tubarão do Estreito” foi 12.º na cronoescalada de 9,2 quilómetros, em San Benedetto del Tronto, Itália, um resultado suficiente para manter a liderança conquistada na véspera e ser o melhor do pelotão.

«Estou verdadeiramente contente com esta segunda vitória consecutiva, porque é um triunfo de valor contra adversários de renome como Contador, Froome e Rodríguez», disse o líder da Astana, que ficou a 23 segundos do segundo classificado e 52 do terceiro.

Nibali é o primeiro corredor a conseguir a dobradinha consecutiva desde o suíço Tony Rominger, em 1989 e 1990.

Com a vitória final entregue ao italiano e a da sétima etapa a um Tony Martin (Omega Pharma-Quickstep) praticamente imbatível na especialidade esta temporada, o principal motivo de interesse foi o duelo entre Froome e Contador.

Tal como em Omán, o vice-campeão da Volta a França de 2012 foi superior ao espanhol, sendo sexto na etapa, a 15 segundos do alemão, que cumpriu o percurso em 10.25 minutos, para conquistar o segundo lugar e escrever mais um episódio de uma rivalidade que deverá atingir o auge durante o próximo Tour.

Contador foi apenas 15.º na cronoescalada, salvando o seu lugar no pódio por um segundo para Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step), e dois para Joaquim Rodríguez (Katusha).

José Mendes (Netapp) foi o melhor português na geral individual, ocupando o 23.º posto, a 10.04 minutos de Nibali, depois de ter sido 68.º na etapa, a 01.03 minutos de vencedor.

Já Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff) foi 81.º na etapa, a 01.11 minutos de Martin, e 80.º na geral, a 50 minutos do primeiro.