O ciclista português Daniel Silva venceu esta quarta-feira a etapa inaugural da Volta ao Alentejo, chegando isolado ao alto do Marvão, e tornou-se o primeiro camisola amarela da 31.ª edição.

O corredor da Rádio Popular-Onda cumpriu os 167 quilómetros entre Castelo de Vide e o Marvão, de regresso à “Alentejana” depois de sete anos de ausência, em 04:18.16 horas, atravessando isolado a meta.

Silva iniciou os cinco quilómetros da subida ao Marvão acompanhado por Sérgio Sousa (Efapel/Glassdrive), Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa) e David Livramento (Carmim/Tavira), mas, nos metros finais, tudo se alterou.

O quarto classificado da Volta a Portugal de 2012 atacou, superou o vento forte e manteve uma distância confortável para a concorrência para vencer a tirada.

«Acabei por perder bastante nestes últimos metros e agora temos pouca vantagem para conseguir levar a amarela até ao final», lamentou.

O checo Karel Hnik (Etixx) foi segundo no final da tirada, que coincidiu com uma contagem de montanha de segunda categoria, perdendo dois segundos para o corredor da Trofa, com Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa) a ser terceiro, a três segundos do primeiro.

Na quinta-feira, a caravana vai partir de Sousel para um percurso de 172,1 quilómetros, pontuado por metas volantes em Vila Viçosa, Redondo e Reguengos de Monsaraz e por uma contagem de montanha de terceira categoria em Monsaraz e que finalizará em Portel.