Davide Machado foi um vencedor incontestado na primeira mão do Campeonato Ibérico de Orientação em BTT 2013, disputada este fim de semana nos Picos da Europa. O segundo lugar coube a outro atleta português, Carlos Simões. No cômputo geral do Campeonato Ibérico, a Espanha parte em vantagem para a decisiva etapa, a disputar em Albergaria dos Doze e Pombal, no próximo mês de Maio.

Decorreu este fim de semana, nas localidades de Cangas de Onís e Arriondas, em Espanha, a primeira mão do IX Campeonato Ibérico de Orientação em BTT. Organizada pelo Club La Brújula, a prova contou com a presença de 142 atletas e repartiu-se por duas etapas, a primeira de Distância Média e a segunda de Distância Longa, ambas pontuáveis igualmente para a Liga Espanhola e para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2013.

Do primeiro dia de provas vem a vitória apertada de Davide Machado (.COM) sobre o seu compatriota Carlos Simões (COALA) no escalão de Elite Masculina. Número 11 do ranking mundial da Federação Internacional de Orientação e a maior referência portuguesa de sempre nesta desafiante disciplina, Machado necessitou de 40:32 para completar a sua prova, menos 54 segundos que Simões e menos 2:29 que o espanhol Miguel Angel Ramo Martin (Raid A Cal Teruel). No segundo dia os três atletas concluiram pela mesma ordem, mas com Davide Machado a fazer apelo às suas qualidades físicas e a deixar Carlos Simões a distantes 6:03 e Miguel Angel Ramo Martín a 6:07.

Espanha em vantagem

No escalão de Elite Feminina, Tânia Covas Costa (.COM) esteve em plano de destaque ao concluir a etapa de Distância Média na segunda posição com o tempo de 41:48, a 58 segundos da vencedora, Susana Arroyo Schnell (Sotobosque Madrid). Monica Aguilera Viladomiu (Tierra Tragame Madrid) foi a grande vencedora no derradeiro dia, concluindo a sua prova com o tempo de 1:14:33 e ascendendo à liderança do Ibérico. Covas Costa voltou a ser a melhor portuguesa, desta feita no quarto lugar, a 5:38 da vencedora, o que a coloca provisoriamente no 3º lugar da competição.

Nos restantes escalões, realce para as vitórias portuguesas de Mário Marinheiro (Casa Povo Abrunheira) no primeiro dia de prova no escalão Veteranos I Masculinos e ainda para os triunfos de Francisco Moura (Montes e Vales) e de Luísa Mateus (COC) em ambas as etapas, nos escalões de Veteranos II, Masculino e Feminino, respetivamente. A ausência de participantes portugueses em Cadetes e Juniores deixou o caminho livre a Espanha para se adiantar na classificação geral do Campeonato Ibérico por margem bastante dilatada. Concluída que está a primeira mão, a Espanha soma 254 pontos contra 140 de Portugal, colocando-se numa posição invejável para chegar à vitória final, cuja decisão está agendada para 18 e 19 de Maio, em Albergaria dos Doze e Pombal.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.