O ciclista colombiano Nairo Quintana (Movistar) surpreendeu esta quarta-feira os favoritos para conquistar a terceira etapa da Volta à Catalunha, que, depois da primeira jornada de montanha, passou a ser liderada pelo seu companheiro, o espanhol Alejandro Valverde.

Tida como um dos momentos decisivos desta edição da prova espanhola, a terceira etapa, que ligou Vidreres ao alto da estação de esqui de Vallter, pouco decidiu na geral individual, com os grandes candidatos a atravessarem a meta com poucos segundos de diferença.

Quintana beneficiou da vigilância entre os grandes e atacou nos últimos quilómetros da subida, iniciando uma “viagem” em solitário até ao final da contagem de categoria especial. O ciclista ganhou a etapa com o tempo de 5:01.20 horas, menos seis segundos do que o seu colega de equipa, Valverde, Joaquim Rodríguez (Katusha) e Bradley Wiggins (Sky).

Os três principais aspirantes ao triunfo final ocupam agora os três primeiros postos da geral, pela ordem em que atravessaram a meta, e estão separados por apenas dez segundos.

«Sabíamos que tínhamos de esperar pelo último momento, porque o ritmo já estava alto, os ciclistas estavam fortes e os rivais perigosos», descreveu o colombiano, de 23 anos, que esperava um ritmo mais forte por parte da Sky, que atacou com Wiggins já no final.

Tiago Machado (RadioShack) foi o melhor português, no 28º lugar, a 41 segundos do vencedor e ocupa o mesmo posto na geral, a 01.07 minutos de Valverde.

Ricardo Mestre (Euskaltel-Euskadi) terminou na 96.ª posição, a 07.43 minutos do homem da Movistar e é 90.º, e Nélson Oliveira (RadioShack) foi 116.º, a 10.34 minutos e é 109.º.

O sprinter Manuel Cardoso é o último dos ciclistas lusos, depois de ter sido 144.º na etapa (14.36 minutos) e de ter descido ao 130.º lugar da geral.

Na quinta-feira disputa-se a quarta etapa, entre Llanars e Port Ainé, com o final, após 217,7 quilómetros, a prometer luta pela camisola de líder.