O ciclista belga Jasper Stuyven escolheu a fuga certa para vencer hoje a segunda etapa da Volta ao Alentejo, um triunfo que lhe garantiu a liderança da geral.

O corredor belga da equipa Bontrager Cycling Team integrou uma fuga bem sucedida de 11 elementos, que se formou antes da subida para o Prémio de Montanha de Monsaraz, a 75 quilómetros da meta final, e na chegada a Portel adiantou-se na curva que antecedeu a reta da meta e roubou a liderança ao português Daniel Silva, agora na nona posição, a 01.20 minutos do novo líder.

“O grupo que se formou na fuga era de muita qualidade, conseguimos uma boa vantagem e agora é tentar manter a liderança”, disse o jovem belga de 20 anos, que é orientado por Axel Merckx, filho de Eddy Merckx, um dos maiores nomes de sempre do ciclismo mundial.

Stuyven bateu na meta, no final dos 172,1 quilómetros, que ligaram Sousel a Portel, o norte-americano Chad Haga (Team Optum) e o chileno Carlos Oyarzun (OFM/Quinta da Lixa), que chegaram com as mesmas 04:08.19 horas do vencedor.

Haga é segundo na geral, a 11 segundos, e o espanhol Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa), é terceiro a 16 segundos.

Vidigueira será palco de partida para o terceiro dia de competição da 31.ª Volta ao Alentejo e marcará o ponto de partida para a tirada mais longa deste ano, um total de 174,6 quilómetros até Mértola, animado pelas metas volantes da Vidigueira, de Serpa e Mértola.