O norte-americano Kenneth Hanson (Optum) venceu esta sexta-feira ao "sprint" a terceira etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, a mais longa da prova (174,6 quilómetros), que ligou Vidigueira a Mértola.

O belga Jasper Stuyven (Bontrager) entrou em quarto lugar, com o mesmo tempo do californiano, e mantém a camisola amarela, tendo mesmo reforçado em três segundos a liderança, com o norte-americano Chad Haga (Optum) em segundo a 14 segundos.

A descida para Mértola foi feita em grande velocidade, com o pelotão agrupado, mas nas últimas centenas de metros a Optum posicionou bem Hanson para o "sprint" vitorioso. O português Filipe Cardoso (Efapel/Glassdrive) foi o segundo na meta.

Os 10 primeiros foram creditados com menos três segundos que o pelotão principal, pelo que Stuyven aumentou ligeiramente a vantagem para a generalidade dos adversários.

A "Alentejana" está agora na região litoral e sábado faz-se a ligação entre Ourique e Odemira, na distância de 153,3 quilómetros. As metas volantes do dia são Castro Verde, Aljustrel e Zambujeira do Mar.