Delmino Pereira disse, este sábado, que Anadia irá acolher nos próximos anos as seleções portuguesas da modalidade, transformando o município na capital do ciclismo de alto rendimento.

O presidente da Federação falava durante a cerimónia de inauguração do Anadia Sports Center que a Câmara de Anadia cedeu gratuitamente à FPC durante os próximo cinco anos, no âmbito de um protocolo que foi assinado este sábado.

Esta antiga residência estudantil sofreu obras de remodelação, orçadas em cerca de 250 mil euros, tendo sido transformada numa infraestrutura para acolher a Academia Nacional de Ciclismo que irá abranger todos os escalões, desde os pupilos (5/6 anos) até às camadas de elite.

«Com a implantação da Academia de Ciclismo no Anadia Sports Center, vamos deslocar toda a nossa estrutura de alto rendimento, física e técnica, para esta casa», disse à agência Lusa o presidente da FPC.

O dirigente adiantou ainda que todo o trabalho de seleções, desde as camadas mais jovens até às categorias máximas, será desenvolvido em Anadia.

«Será sempre a partir daqui que sairemos para a Europa e para o resto do Mundo para representar Portugal», afirmou Delmino Pereira, acrescentando que a região da Bairrada «tem condições únicas e reúne um conjunto de infraestruturas únicas» que permitirão trabalhar o ciclismo de alto rendimento em todas as suas vertentes.

O Anadia Sports Center dispõe de 32 camas, distribuídas por 16 quartos duplos, mais 32 camas instaladas numa camarata.

Já na próxima segunda-feira, este espaço vai receber a seleção nacional de cadetes, que irá estagiar na região durante três dias.

Na mesma ocasião, foi ainda formalizada a criação do Clube de Ciclismo da Bairrada, com a tomada de posse dos órgãos sociais da coletividade que tem entre os sócios fundadores velhas glórias do ciclismo nacional, como Alves Barbosa e Joaquim Andrade.

O presidente da direção do clube, Manuel Calvo, disse que esta nova equipa «irá num futuro muito próximo ser vista nas estradas de Portugal».