O ciclista italiano Francesco Lasca (Caja Rural) venceu hoje a Volta à Rioja, em Espanha, enquanto o português Manuel Cardoso, seu companheiro de equipa, não conseguiu entrar no "sprint", terminando em 66.º lugar.

Com as equipas ProTour Movistar, Euskaltel e Orica Greenedge a impor um ritmo de "primeira divisão" ao longo dos 158,7 quilómetros de percurso, com partida e chegada em Logroño, Lasca, vencedor de uma etapa na Volta a Portugal de 2012, foi quem melhor interpretou os últimos metros do itinerário.

O italiano abordou muito bem a última curva, a 300 metros da meta, para sair na frente a assegurar o triunfo em 3:55.50 horas, à frente do australiano Michael Matthews (Orica Greenedge) e do norte-americano Ken Hanson (Optum), deitando por terra o trabalho das equipas mais poderosas do pelotão. Manuel Cardoso chegou 24 segundos depois.

Num traçado praticamente plano, que mudou o habitual perfil da corrida, o ritmo imposto deu pouca margem para fugas, mas numa das poucas elevações, a subida de Elciego (km 88), as equipas mais fortes formaram um grupo na frente com 14 corredores de Movistar, Euskaltel e Orica Greenedge, entre os quais Alejandro Valverde.

No entanto, o grupo não chegou a ter mais de um minuto de vantagem e um erro da organização conduziu a uma neutralização que anulou todo o trabalho. O "sprint" tornou-se inevitável e proporcionou um final feliz para Lasca.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.