O ciclista português Rui Costa (Movistar) beneficiou hoje de uma queda para ser 15.º classificado na primeira etapa da Volta ao País Basco, ganha pelo australiano Simon Gerrans (Orica-Greenedge).

A sete quilómetros de meta, instalada em Elgoibar, de onde o pelotão tinha saído 156,5 quilómetros antes, uma queda sob a faixa do Alto de San Miguel, deixou um grupo de 17 ciclistas, entre os que se encontravam Alberto Contador, Richie Porte e Rui Costa, isolado na frente.

Na luta pela etapa e pela geral, Simon Gerrans bateu com facilidade o eslovaco Peter Velits (Omega Pharma-Quick Step) e o espanhol Ángel Vicioso (Katsuha) para subir ao pódio como primeiro líder

Os “fugitivos” ocasionais terminaram a primeira etapa em 04:06.33 horas, menos cinco segundos do que os perseguidores, com Contador (Saxo-Tinkoff) e Porte (Sky), vencedor da Volta ao Algarve de 2012, a serem sétimo e oitavo, respetivamente.

A primeira jornada, que teve como protagonista indiscutível o local Amets Txurruka (Caja Rural), que andou fugido mais de 100 quilómetros e passou na frente as primeiras cinco contagens de montanha, ora a solo, ora na companhia do luxemburguês Laurent Didier (Radioshack), ditou sortes diferentes para os restantes representantes lusos.

André Cardoso (Caja Rural) foi 41.º, a 12 segundos de Gerrans, mas Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff) ocupou os últimos lugares, ao ser 155.º, a 10.50 minutos do primeiro grupo a passar a meta.

De volta ao pelotão depois da polémica “bebedeira”, já desmentida, Andy Schleck (RadioShack) voltou a ter um dia menos positivo, perdendo 01.01 minutos. Caso acabe a Volta ao País Basco, o luxemburguês completará a primeira prova por etapas no espaço de um ano.