O ciclista português Rui Costa (Movistar) subiu hoje ao nono lugar da geral da Volta ao País Basco, depois de disputada a segunda etapa, ganha pelo sul-africano Daryl Impey, que deu a segunda vitória à Orica-GreenEdge.
Em Vitória, Impey foi o mais forte, tal como em 2012, batendo ao “sprint” o italiano Francesco Gavazzi (Astana), vencedor de duas etapas na Volta a Portugal de 2011, e o espanhol Angel Vicioso (Katusha), com o pelotão a cortar a meta, instalada 170 quilómetros depois da partida em Elgoibar, com o tempo de 04:23.31 horas.
O triunfo do sul-africano terá de ser partilhado com a sua equipa, que assumiu o controlo da corrida a sete quilómetros da meta, quando já estavam neutralizados os fugitivos do dia, Amets Txurruka (Caja Rural), novamente protagonista, o alemão Jens Voigt (Radioshack) e o italiano Adriano Malori (Lampre-Merida).
A segunda etapa só não foi perfeita para a Orica-GreenEdge, porque o anterior primeiro, o australiano Simon Gerrans, perdeu a liderança da geral para Gavazzi. O italiano, quarto na primeira etapa, deve a sua liderança ao segundo posto de hoje, já que está empatado em pontos (fator de desempate) com Vicioso, que foi terceiro nas duas jornadas.
Rui Costa, que foi 28.º, subiu ao nono lugar da geral, tendo o mesmo tempo do novo líder.
André Cardoso (Caja Rural) foi 34.º e é 38.º, a 12 segundos, e Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff) voltou a perder tempo, ao ser 142.º, a 06.12 minutos, e está na 153.ª posição da geral.
Na quarta-feira corre-se a terceira etapa da Volta ao País Basco, um total de 164 quilómetros entre Vitória e Trapagarán.