O antigo ciclista Lance Armstrong, irradiado do desporto, recuou hoje na intenção de participar numa prova de natação no próximo fim de semana, depois da Federação Internacional de Natação (FINA) ter pedido à organização que rejeitasse a sua inscrição.
Hoje o jornal norte-americano Statesman noticiou que o ex-atleta, suspenso devido ao uso de doping e despojado dos seus sete títulos na Volta a França, ia competir nos campeonatos Masters de natação dos Estados Unidos, em Austin, uma vez que estes estão fora da alçada da Agência de Controlo Antidopagem Americana (USADA) o que lhe permitia inscrever-se, apesar do seu castigo.
De acordo com o New York Times, o diretor da US Masters Swimming, entidade organizadora do evento, contactou o agente de Armstrong, depois de ter recebido uma carta da FINA pedindo para negar a participação do texano de 41 anos.
«O seu agente disse-me que ele não queria criar um pesadelo ao nível da comunicação. O Lance pensava que seria divertido nadar com os seus companheiros de treino aqui em Austin, no seu jardim», disse Rob Buthcer ao jornal norte-americano.
Armstrong estava inscrito nas provas de 500 jardas (457 metros), 1.000 jardas (914 metros) e 1.650 jardas (1.508 metros) livres, tendo, entre os inscritos, a segunda melhor marca nas 1.000 jardas e as terceiras melhores nas restantes provas.
O norte-americano iniciou a sua carreira desportiva como nadador, antes de se dedicar ao triatlo e, posteriormente, ao ciclismo.
Depois de anos de negações, o ex-recordista de vitórias do Tour reconheceu, numa entrevista a Oprah Winfrey, emitida em janeiro, que tinha recorrido ao doping durante praticamente toda a sua carreira.