A Federação Internacional de Natação (FINA) está contra a participação do antigo ciclista Lance Armstrong numa prova de natação, tendo enviado um pedido à organização de um campeonato regional da modalidade nos Estados Unidos para barrar a sua presença.
De acordo com o comunicado da FINA, o organismo revela que tinha conhecimento que o ex-ciclista texano iria participar nos Masters South Central Zone, na sua terra natal, em Austin, este fim de semana.
O ciclista, de 41 anos, foi despojado das suas sete vitórias no Tour de França e banido da modalidade no ano passado, depois de um relatório da Agência Antidopagem Norte-Americana (USADA) referir que este tinha orquestrado o maior programa de doping na história do desporto.
Embora tenha sempre negado, durante os anos que competiu, ter recorrido ao doping, Lance Armstrong acabou por confessar que tomou substancias interditas durante toda a sua carreira.
A organização dos campeonatos regionais de Austin afirmaram não ter nenhuma objeção por Armstrong participar na prova.
No entanto, a FINA salientou que o evento é uma competição nacional, que ficou sob a jurisdição da US Masters Swimming, filial do US Aquatic Sports, que representa o país na FINA.
Como tal, a FINA decide restringir qualquer atleta considerado culpado de doping nas suas competições.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.