O ciclista colombiano Nairo Quintana (Movistar) venceu hoje a etapa “rainha” da Volta ao País Basco, voltando a chegar na frente, na companhia do compatriota Sergio Henao (Sky), que manteve a camisola de líder.
Tal como na véspera, o duo colombiano foi superior ao resto da concorrência, com os dois a trocarem os postos de chegada e a superiorizarem ao espanhol Alberto Contador, num dia em que o português Rui Costa (Movistar) voltou a não acompanhar os da frente, sendo 23.º, a 01.02 minutos.
Quintana arrancou para o alto do Santuário de Arrate, onde finalizou a etapa de 151,6 quilómetros que partiu de Trapagaran, e conquistou uma distância que lhe permitiu fechar a quarta etapa com o tempo de 03:58.52 horas, menos dois segundos do que Henao, Contador (Saxo-Tinkoff), o outro colombiano, Carlos Alberto Betancur (AG2R), e o australiano Richie Porte (Sky).
«Estou muito contente. Primeiro do que tudo tenho de agradecer à minha equipa por todo o trabalho que realizou durante a jornada», disse o jovem de 23 anos.
Quintana queixou-se do mau tempo, do «muito frio e muita chuva», que tornaram a etapa «muito perigosa», e prometeu continuar a lutar pela geral, já que está a apenas seis segundos de Henao.
A quarta etapa fez Rui Costa perder dois postos na geral, na qual já é 25.º, a 01.46 minutos do líder. Já André Cardoso (Caja Rural), 38.º na etapa, a 02.50 minutos, manteve a 32.ª posição (está a 03.51 minutos do primeiro).
Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff) recuperou na geral, subindo ao 139.º posto, a 44.18 minutos, depois de terminar a etapa na 100.ª posição.
A quinta etapa, que liga Eibar a Beasain, na distância de 166 quilómetros, disputa-se na sexta-feira.