A veterana ciclista Jeannie Longo está de novo “submetida à obrigação de transmitir informações sobre a sua localização” desde 28 de março, indicou hoje a Agência francesa antidopagem (AFLD) em comunicado.

«O colegiado tomou esta decisão na sequência das conclusões do processo apresentado pelo diretor de controlos, tendo em conta as falhas precedentes», explicou à France Presse Bruno Genevois, presidente da AFLD.

Em 2011, o ícone do ciclismo feminino, de 54 anos, foi investigado depois de ter falhado por três vezes ao longo de 18 meses a comunicação da sua localização, mas a agência francesa acabou por ilibar a ciclista, reconhecendo que Longo deveria ter sido avisada, em abril de 2010, de que ainda fazia parte do lote de atletas de alto nível e que, como tal, devia enviar o formulário para os três meses seguintes de modo a estar localizável em caso de controlo inopinado.

Uma mudança na legislação da AFLD, válida desde abril de 2010, estipula que a presença de um atleta no grupo de atletas de alto nível não é feita de modo automático, sendo sim renovável e válida durante um ano.

Jeannie Longo foi campeã mundial em 13 ocasiões, numa carreira com 59 títulos em França.