O ciclista português Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive) terminou este sábado na 16.º posição a segunda etapa da Volta a Castela e Leão, conquistada ao “sprint” pelo espanhol Juan Jose Lobato (Euskaltel Euskadi).

Filipe Cardoso foi melhor representante português, terminando com o mesmo tempo de Lobato, que cumpriu em 3:33.09 horas os 164,1 quilómetros entre Urueña e Palencia e subiu ao segundo posto da classificação geral.

Lobato bateu sobre a meta o italiano Francisco Lasca (Caja Rural), que terminou no segundo lugar, mas beneficiou da bonificação de seis segundos para ascender ao comando da geral, desalojando o espanhol Pablo Urtasun (Euskaltel Euskadi), 17.º posicionado.

André Cardoso, colega de Lasca na Caja Rural, também chegou com o grupo do vencedor, concluindo a etapa no 20.º posto e assumindo-se como o melhor corredor luso na geral individual e o único no “top10”, tendo inclusive subido do 10.º para nono posto.

Sério Sousa (24.º posicionado), César Fonte (38.º) e Hernâni Broco (71.º), todos da Efapel-Glassdrive, foram os restantes ciclistas portugueses que conseguiram chegar com o pelotão principal, num dia sem grandes sobressaltos.

A terceira e última etapa da 28.ª edição da Volta a Castela e Leão disputa-se no domingo, na extensão de 183,1 quilómetros, entre Aguilar de Campo e Parador de Cervera de Pisuerga.