O ciclista português Rui Costa (Movistar) foi hoje quinto classificado no prólogo da Volta à Romandia, ganho pelo britânico Christopher Froome, vice-campeão do Tour2012.

Rui Costa demorou mais 15 segundos a percorrer os 7,45 quilómetros entre Le Châble e Bruson do que o homem da Sky, que cumpriu a jornada inaugural em 13.15 minutos, e ficou em quinto lugar na etapa e na geral individual.

O português, que chegou a ser primeiro na classificação provisória, não teve qualquer hipótese perante a exibição de força do britânico, medalha de bronze no contrarrelógio dos Jogos Olímpicos de Londres, que deixou o segundo classificado, o norte-americano Andrew Talansky (Garmin), a seis segundos e o terceiro, o croata Robert Kiserlovski (RadioShack), a 13.

Froome voltou a demonstrar que é um dos ciclistas mais em forma da temporada, depois de uma primeira parte de 2013 em que ganhou o Tour de Omán e o Critérium Internacional e foi segundo na Tirreno-Adriático.

O ciclista da Sky vai partir de amarelo para a primeira etapa, que se disputa na quarta-feira, entre Saint Maurice e Renens, num total de 176,4 quilómetros em território suíço.