O ciclista alemão Andre Greipel (Lotto) alcançou hoje a segunda vitória consecutiva na Volta à Turquia, impondo-se no sprint final da quinta etapa, enquanto os portugueses José Mendes e Bruno Pires chegram no pelotão.

Após esta tirada entre Marmaris e Turgutreis, com 183 quilómetros, na qual o português Manuel Cardoso (Caja Rural) já não alinhou, devido à queda da véspera, o eritreu Natnael Berhane (Europcar) conservou a liderança.

Na disputa do triunfo, Greipel assegurou a sua nona vitória de etapas em várias edições da Volta à Turquia, ao bater o italiano Matteo Trentin e o seu compatriota Nikias Arndt, concluindo a tirada em 4:41.59 horas.

José Mendes (NetApp), 22.º, e Bruno Pires (Saxo-Tinkoff), 44.º, chegaram com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, Mendes manteve o 12.º posto, a 49 segundos do líder, enquanto Pires está em 23.º, a 3.02 minutos.

O russo Maxim Belkov (Katusha) foi o maior animador da etapa, ao entrar numa fuga com sete outros corredores e partir depois para uma cavalgada em solitário, durante 40 quilómetros, antes de ser alcançado a oito quilómetros da meta.

No domingo, disputa-se a sexta e última etapa.