O ciclista belga Gianni Meersman (Omega Pharma-Quick Step) “bisou” hoje na terceira etapa da Volta à Romandia, um resultado que lhe permitiu superar o português Rui Costa (Movistar) na geral.

Ciclista mais veloz do pelotão pela segunda vez nesta edição, o belga subiu ao quinto posto da geral, por troca com Rui Costa, que agora é sexto a 16 segundos do líder, o britânico Christopher Froome (Sky).

O belga foi o melhor no final dos 181 quilómetros com saída e chegada a Payerne, cumprindo a jornada sinuosa e agitada, endurecida pela chuva, em 4:19.03 horas, à frente do italiano Francesco Gavazzi (Astana) e do suíço Michael Albasini (GreenEDGE).

A chegada ao sprint só foi possível graças ao trabalho da Sky, que tudo fez para garantir que Chris Froome mantivesse a liderança na véspera do dia decisivo, e anulou todas as inúmeras tentativas de fuga que houve depois de Bilbao (Euskaltel-Euskadi), Kruijswijk (Blanco), Burghardt (BMC), Bérard (AG2R), Reza (Europcar) e Brändle (IAM), os primeiros fugitivos, terem sido absorvidos.

Pouco faltou para que Adriano Malori conseguisse ser bem-sucedido no seu ataque a sete quilómetros da meta, mas o italiano da Lampre foi apanhado pelo pelotão, comandado pela Omega Pharma-Quick Step.

Os portugueses chegaram todos no pelotão, com Nélson Oliveira (RadioShack) a ser 20.º, Rui Costa 46.º e Tiago Machado (RadioShack) 80.º. Machado é 25.º, a 34 segundos, enquanto o seu colega de equipa é 36.º, a 49.º.

No sábado, corre-se a etapa rainha da Volta à Romandia, com quatro contagens de primeira categoria, entre Marly e Diablerets (188,5 quilómetros).