A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou hoje ter chegado a acordo com a Agencia Francesa de Luta contra o Doping (AFLD) para a organização dos controlos antidopagem durante o próximo Tour de França e no Criterium Dauphiné.
«A UCI e a Fundação Antidopagem no Ciclismo (CADF) anunciaram a sua parceria com a Agencia Francesa de Luta contra o Doping (AFLD) para efetuar os controlos nas principais provas de ciclismo em França, em 2013», escreveu a UCI, em comunicado.
Francesca Rossi, diretora da CADF, assinalou que os «procedimentos antidoping da CADF e AFLD encontram-se entre os mais inovadores e convincentes que existem no desporto», recordando que foi esta modalidade a primeira a introduzir a prova de urina de deteção de EPO (eritropoietina) e o passaporte biológico.
O Tour2013, de 29 de junho a 21 de julho, e ainda todas as provas de ciclismo disputadas em França sob a égide da UCI estão abrangidas por este acordo.
«A UCI está determinada em garantir que o ciclismo é um desporto limpo. Juntos, vamos garantir que os jovens de hoje não tenham a sua imagem manchada por problemas que ocorreram anos antes», acrescentou, por seu turno, o presidente da UCI PAt McQuaid.
Especificamente, a AFLD vai aceder ao conteúdo completo dos passaportes biológicos dos ciclistas e conhecer a sua localização. O organismo vai ainda ter a total liberdade para organizar os controlos inopinados.
Este acordo «marca o primeiro progresso tangível na luta contra o doping no ciclismo depois do Caso Armstrong ter eclodido», felicitou, em comunicado, a ministra francesa dos desportos Valerie Fourneyron, que se tornou representante da Europa no seio do comité executivo da Agencia Mundial Antidopagem (AMA), a partir de 11 de maio.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.